Você está aqui: Página Inicial / Quem Somos

Quem Somos

O grupo de pesquisa CNPq/UFSCar CEDA foi inicialmente criado com o nome Novos Direitos em 2013, pelo Prof. Dr. Celso Maran de Oliveira, dentro do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (www.dcam.ufscar.br). Ele é composto por profissionais das mais variadas formações, mas com forte presença de juristas ambientais e urbanistas. No decorrer desses anos, o grupo tem firmado parcerias com pesquisadores de outros reconhecidos centros de pesquisa, nacionais e estrangeiros, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, muitos deles financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e a realização de atividades de extensão, de modo a levar à comunidade os conhecimentos acadêmicos.

Pretende repercutir sobre o meio acadêmico e científico, estimulando-o a refletir e gerar conhecimentos voltados para as demandas sociais nos eixos da Democracia Ambiental. A sociedade está em constante evolução, e assim, surge a necessidade de desenvolver pesquisas científicas onde é possível investigar, discutir e contribuir com o Direito à Justiça Ambiental, Direito à Informação Ambiental, e Direito à Participação.

As linhas de pesquisa do grupo CEDA são: Direito à Justiça Ambiental, Direito à Informação Ambiental, e Direito à Participação.

A pesquisa inter, multi e transdiciplinar dos temas busca estabelecer conexões entre as diversas áreas do conhecimento relacionadas à Democracia Ambiental, a partir da troca de experiências, discussão dos assuntos para a construção do conhecimento, organização e participação do corpo docente e discente em eventos científicos nacionais e internacionais, e publicação dos resultados de suas pesquisas científicas (livros, capítulos de livros, artigos científicos, anais de eventos), tudo com o escopo de contribuir para a melhoria do ensino, pesquisa e extensão.

No CEDA há envolvimento de alunos da graduação, pós-graduação, e pesquisadores de pós-doutorado do Departamento de Ciências Ambientais da UFSCar, além de pesquisadores de outras instituições de ensino (nacionais e internacionais).